Amanco reposiciona marca local agregando a força global da Wavin


Novo conceito dual brand é apresentado em campanha

A Amanco Wavin, marca comercial da Wavin, fabricante de tubos e conexões em diversos continentes, apresenta reposicionamento de marca e anuncia uma nova fase em sua comunicação. Após minucioso estudo sobre o comportamento do mercado local, que durou dois anos aproximadamente, a empresa oficializa a dual brand Amanco Wavin por meio de campanha que apresenta o novo conceito: “Conectando o melhor do mundo com a sua obra”.

“Fizemos um cuidadoso levantamento que evidenciou o legado e a força da marca Amanco, de forma que agregamos Wavin à marca e optamos por trabalhar com a dual brand. Queremos somar a essência e raízes do asset local à expertise da nossa marca global e, a partir daí, vamos desenvolver uma plataforma unificada de comunicação sólida e de longo prazo que interaja com todos os públicos com os quais nos relacionamos. A decisão foi tomada para trazer ao mercado local experiência internacional já presente na Amanco, só que agora com uma chancela forte dessa união”, comenta Fábia Guerra, Gerente de Marketing da Wavin no Brasil.

O reposicionamento da marca Amanco Wavin foi elaborado com a ajuda de uma consultoria estratégica conduzida regionalmente pela agência Publicis Brasil e pela empresa de branding Superunion. Para a definição de identidades visual e sonora integradas bem como da campanha de comunicação, o desenvolvimento do projeto contou com auditoria junto aos varejistas da construção civil e com entrevistas e workshops com o público interno das marcas latinas - além dos estudos de mercado.

Dessa forma, para criar a solução visual, a Superunion buscou elementos proprietários que unissem a marca à matriz. O formato de “onda” identificado em ambas se tornou a principal inspiração. Com isso, o discurso entre as duas ficou mais próximo e as “conexões”, um dos principais produtos fabricados pela empresa, ganharam um novo significado simbólico.

As peças para mídias digitais e impressas, criadas pela Publicis, por exemplo, são divididas ao meio e trazem imagens de cidades onde atuam, no mercado europeu e local, ligadas por dois tubos que se unem conectando a dual brand Amanco, de um lado, e Wavin, de outro. O texto reforça que a empresa está unificando a expertise global com as melhores soluções para os projetos da sociedade local. Já no filme, é reforçada a força dos públicos na escolha da marca e interação com o produto. A grande novidade é a conexão das duas marcas local e global.

O soundbrand, por sua vez, foi desenvolvido pela Publicis, em parceria com a produtora A9, que utilizou o som do batuque de tubos de PVC. “Com a evolução para o dual brand, tínhamos o desafio de encontrar uma assinatura musical que correspondesse aos novos atributos da marca e tivesse, ao mesmo tempo, capilaridade regional. Conseguimos chegar a esse equilíbrio utilizando os próprios produtos da empresa como instrumento”, comenta Gustavo Leite, Head de Estratégia da Publicis.

“A mensagem não é sobre o produto em si, mas sobre o que ele é capaz de unir. Todo o nosso trabalho desembocou nesse território, rico e extremamente inspirador”, diz Leite, da Publicis. “Transformamos uma comunicação focada em produto em uma comunicação centrada em propósito, sem deixar de exaltar a qualidade de nossos tubos e conexões. Isso gera uma identificação espontânea imediata e muito forte com o público”, conta Fábia.

Sobre a campanha

A campanha começou a ser veiculada dia 07 de novembro, com inserções na mídia digital em geral, patrocínio em transmissões de futebol e programas jornalísticos no rádio, filme e merchandising em programas de TV, placas de LED nos campos de futebol e comunicação visual em estações de metrô, entre outros.

Confira abaixo o filme da campanha:

Ficha técnica
Agência - Publicis Brasil
Produto - Dual Brand
Cliente - Patrícia Barreros, Fábia Guerra e Erika Ramos
CCO - Domenico Massareto
Diretor Criativo Executivo - Gustavo Victorino
Diretor de Criação - Samuel Normando
Diretor Associado de Criação - Flavio Reghini
Redator - Nicolas Ciccola
Diretor de Arte - Israel Junior, Nadia Deziderio e Vinicius Claudino
Atendimento - Gabriela Borges, Isabela Atra, Heitor Camenale e Juliana Moreira
RTV - Renata Sayão e Valeria Andrighetti
Planejamento - Gustavo Leite e Giulia Joau
Mídia - Adriana Roza e Mariana Bertogna

Produtora Imagem - Vetor Zero
Diretor - Ricardo Carelli
Assistente de Direção - Roberto Maldonado
Diretores de Fotografia - Fernando Oliveira
Atendimento - Fabi Gimenez
Produtor Executivo - Francisco Puech
Coordenação de Pós - Clara Morelli
Editor - Kaue Kabrera
Finalizadora - Equipe Vetor Zero
Pós-Produção - Equipe Vetor Zero

Produtora de áudio - Lucha Libre
Direção musical - Paulinho Corcione
Produção Musical - Paulinho Corcione e equipe Lucha Libre
Coordenação de produção - Dudu Missono e Leticia Oliveira
Finalização - Equipe Lucha Libre
Atendimento - Daniela Celer
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