Foto - Divulgação |
A 'Diva do Buena Vista Social Club' faz 90 anos este ano, para a ocasião, o grupo cubano Batanga & Cia convida a cantora brasileira Estela Paixão para interpretar algumas das principais canções que foram sucessos e imortalizadas pela voz da decana cubana.
Omara Portuondo (Havana, 1930) cantora de boleros e dançarina, cuja carreira se estende por mais de meio século apresentando-se com grandes nomes da musica internacional e brasileira como: Nat King Cole, Chucho Valdés, Vanessa da Mata e Maria Bethânia. Ganhou destaque mundial na sua participação como única mulher do projeto 'Buena Vista Social Club' onde as músicas Silencio e Dos Gardênias, foram das mais escutadas na sua voz.
No show homenagem a Omara Portuondo, estão presentes, clássicos boleros cubanos dentre outras composições dadas a conhecer pelo projeto Buena Vista Social Club ao mundo como: Donde Estabas Tu, Mariposita de Primavera, Dos Gardênias, Veinte Anos, No me Llores, Guantanamera, Besame Mucho, Quizas, Silencio.
Sobre o Grupo Batanga & Cia
Foto - Divulgação |
Na Havana dos anos 1950, o ritmo batanga surgiu por meio de dois dos grandes nomes da época dourada da música cubana, Bebo Valdéz e Benny Moré., naquela época, foi ofuscado pela popularidade do mambo. Agora, mais de meio século depois, a incontestável tradição musical da ilha ganha nova e deliciosa roupagem.
No Batanga & Cia, o nome faz jus à percussão, marcada por influência africana de tambores bata, yia, itótele y okónkolo, que ganham a companhia de pandeiro e cuíca, surdo, piano, baixo e saxofone. A proposta musical do grupo é resultado natural da vivência no país do percussionista e produtor cubano Pedro Bandera, que atua como propagador dessa nova e modernizada onda cubana na cidade de São Paulo. O entrosamento do músico caribenho, com artistas da cena paulistana serviu para dar ainda mais sabor a um repertório que traz consigo uma das escolas mais vibrantes da música latina.
No histórico da banda estão apresentações em alguns dos mais renomados palcos que abraçam estilos alternativos ao mainstream, entre estes o Blue Note SP e Bourbon Street, além de diversos Festivais nacionais.
Batanga participou da trilha sonora da minissérie “Dois Irmãos” (TV Globo), e comanda o Carnaval Havanero, puxando o bloco “Os Buena Vista de São Paulo”. O grupo já fez parcerias com as cantora e cantores e instrumentistas: Xenia Franca, Luedji Luna, Samuel Samuca Tassia Reis, Jairo Pereira, Swami Jr, dentre outros.
Sobre Estela Paixão
Foto - Divulgação |
A cantora Estela Paixão vem se destacando na cena musical de São Paulo, pela participação em diversos projetos musicais, desde 2019 assumiu como cantora do grupo “Alafia”. Júri e preparadora de Time do programa Canta Comigo, atualmente transmitido pela TV Record. Pela riqueza da sua voz já fez backing vocal para: Liniker e os Caramelows na turnê do disco “Goela abaixo”, e com artistas internacionais como o haitiano Vox Sambou e o Jamaicano Anthony B.
Participou da gravação do álbum “As Forças da Natureza” de 2013, com direção artística de Adriano de Martini e participações de Alceu Valença, Fabiana Cozza, (com quem Estela Paixão faz um dueto) e também Izzy Gordon. Gravou junto com Anna Tréa na trilha sonora do filme “De perto ela não é normal” de Suzana Pires - 2020 e Iza no clipe “Dona de mim”, em 2018. Integrante do espetáculo teatral Musical “Agosto na Cidade Murada”, sob autoria de Salloma Salomão.
Ficha técnica
Voz - Estela Paixão
Percussão e Direção geral - Pedro Bandera
Piano e Direção Musical - Hanser Ferrer
Saxofone - Fernando Ferrer Jr.
Percussão - Alexis de Armas
Baixo - Gustavo Martinez
Serviço
Homenagem a Omara Portuondo - com Grupo Batanga & Cia e Estela Paixão
Data - 19 de novembro - quinta-feira
Local - Bourbon Street Music Club
Endereço - Rua dos Chanés, 127 - Moema - São Paulo
Capacidade - 180 pessoas
Abertura da casa - 18h30
Horário - 20h30
Duração - 70 min. aproximadamente
Couvert Artístico - R$ 45,00 (antecipado) e R$ 55,00 (na porta)
Reserva pela internet - Sympla clique aqui
Classificação - 18 anos e 16 anos acompanhado de responsável
0 Comentários