Foto - Carla Esteves |
Sobrado da Cidade, novo ponto do Corredor Cultural e Gastronômico do Rio promete ser a nova sensação da cidade. Inaugurado no último mês de agosto, pela empresária Carla Esteves Teixeira, com dois sócios, em um casarão histórico de três andares, é mais opção para quem sai do Centro Cultural Correios, CCBB e Casa França Brasil, para quem trabalha na área ou turistas que queiram conhecer um pouco do nosso passado e fazer lindas fotos. Além claro, dos pratos fantásticos preparados pelo Chef Gabriel Ribeiro, com formação francesa e que trabalhou na Cordon Bleu, que deixam marcado em nossas lembranças, sua cozinha brasileira e cheia de gratas surpresas.
A casa tem 450 m², em 3 andares. O centro do restaurante tem um pé direito de 23 metros de altura - o teto é com telhado de acrílico para permitir a entrada do sol. O espaço para os clientes concentra-se no térreo - mezanino e segundo andar. No térreo existem mesas e um bar para servir chope e outras bebidas, como refrigerantes, sucos, drinks etc. Logo na entrada do restaurante encontra-se um lounge do Café Três Corações, com cafés especiais para compra do pacote com grão. Também é possível conhecer a história do café numa linha do tempo na mesa desse espaço.
Já no mezanino fica a adega de vinhos e um espaço com bar utilizado apenas para eventos. No segundo andar fica o Black Princess - um lugar para descontrair. Esse espaço foi construído em parceria com o grupo Petrópolis e usam como conceito da marca Black Princess. A cerveja escolhida para representar a cervejaria dentro do Sobrado da Cidade foi porque a black princess era a cerveja que o D. Pedro II tomava. Como tudo dentro do Sobrado tem história ela veio para agregar valor ao contexto. Nesse espaço tem uma jukebox que serve para música ambiente e também para alegrar as festas realizadas naquele espaço.
Os outros lugares dentro do casarão são para produção de alimento e escritório. No total o restaurante tem capacidade para 150 pessoas. Tem acessibilidade. Atualmente, funciona como restaurante e haverá lives no Espaço Black Princess. Em breve, haverá exposições e debates culturais. Há espaço para coworking e pode ser utilizado para eventos - casamentos, noivados, formaturas.
Um pouco de história
Foto - Carla Esteves |
Um casarão de 1865 - possui uma parede de 23 metros de altura construída por escravizados, usando óleo de baleia e pedras. Os azulejos são de origem holandesa. O local sempre abrigou negócios, foi armazém (açúcar, aguardente, café, banha, farinha e outros itens de um armazém), hotel, sediou uma companhia marítima, foi residência do Barão Peixoto Serra.
"Decidimos montar o Sobrado da Cidade em novembro de 2019. Estávamos procurando um espaço para restaurante e fomos conhecer o casarão. Quando chegamos ficamos maravilhados com a energia do lugar. Algo nos hipnotizou quando entramos no espaço. Possui uma força gigante e ao mesmo tempo um charme singular. Eu fico encantada sempre que chego no prédio, embora esteja diariamente no local. A amplitude do pé direito dá uma sensação muito prazerosa. Outro dia fui em um restaurante com pé direito baixo e algo me incomodava o tempo todo. Não sabia explicar, me sentia abafada. Depois de um tempo é que associei a minha rotina do Sobrado. Ele é muito amplo e parece que o ar flui. Antes do cardápio queríamos saber as memórias do prédio e no mesmo dia ligamos para duas historiadoras e encomendamos uma pesquisa sobre o local. São muitas memórias e elas fazem parte da nossa cultura. Machado de Assis passava pela rua do Rosário. Carmen Miranda morou na região. Princesa Isabel decretou a lei Áurea no paço Imperial. Tem histórias por todos os lados. São 157 anos de memórias. Uma construção como a do Sobrado e de muitos outros prédios da região da praça XV são as raízes da nossa origem. Precisamos dar valor ao que nos proporciona resgate cultural", conta Carla Esteves.
Sobre o Chef Gabriel Ribeiro
Chef Gabriel Ribeiro tem formação em cozinha francesa. Trabalhou na Le Cordon Bleu. Ele não usa temperos artificiais, produz tudo no Sobrado da Cidade. Os temperos, molhos, pães, massas e outros itens usados no pré-preparo dos alimentos são produzidos no local. A base dos seus pratos leva 48 horas para ficar pronto. Para ele, os ingredientes devem ser produzidos extraindo o máximo de seu potencial. O cuidado para não ter desperdício é uma premissa, zelando pelo aproveitamento do alimento. Um exemplo é a semente da abóbora. Ela compõe a granola que é feita na casa. No cardápio é oferecido um risoto de abóbora que é servido com granola. O pré-preparo é muito trabalhoso, mas o resultado é incrível. Um sabor que surpreende o cliente.
O estilo da comida
Risoto Vegetariano. Foto - Carla Esteves |
Os ingredientes utilizados para fazer os pratos são conceituais. Como a barriga de porco, em que é usada canjiquinha. Um alimento pouco explorado na culinária. Ele criou esse prato incluindo o melaço e a cachaça envelhecida para fazer referência aos itens que foram comercializados no casarão. Não é uma refeição, é uma experiência. A Entrada, prato principal e sobremesa. Todos os pratos foram criados para que o cliente possa transitar por vários sabores.
Na cozinha existe um fator diferente que agrega muito valor para os pratos que o Gabriel elaborou. Tem uma parrilla. Nela, grande parte dos alimentos são finalizados. O processo do prato da horta, por exemplo, é uma romana braseada na parrilla. Acompanha molho de morango e tomates queimados na parrilla. O sabor é incrível. A romana fica crocante e com gostinho defumado que harmoniza perfeitamente com os acompanhamentos. É uma experiência única.
"Queremos mostrar um pouco do valor que tem nossa história. Creio ser um dever nosso, como cidadão, preservar e levar a nossa origem aos mais novos. As vezes eu vejo as pessoas circulando pelas ruas encantadas com as construções. Esse encantamento, na minha opinião, é o sentimento de pertencimento. Somos oriundos daquele espaço. O Brasil tem sua história registrada naquele local", finaliza Carla Esteves.
Serviço
Sobrado da Cidade
Endereço - Rua do Rosário - 34 - Centro - Rio de Janeiro (próximo ao CCBB)
Capacidade - 150 lugares
Funcionamento - de segunda a quarta das 11h às 18h, quinta a sábado das 11h às 20h e domingo das 11h às 17h
Aceita cartões de crédito, débito , ticket refeição e pix
Acessibilidade
0 Comentários