Projeto Teatro em Formação usa a arte como forma de inclusão social

Foto - Divulgação

Na sede da Cia Teatro do Incêndio, localizada no Bixiga, crianças e adolescentes 
são introduzidos no universo artístico por meio de aulas gratuitas de teatro

Segue até o mês de dezembro de 2022, o Teatro em Formação com aulas gratuitas de teatro para crianças e adolescentes de 6 aos 14 anos. Cada aluno recebe uma cesta básica de alimentação por mês, material para as atividades e uniforme.

O projeto prevê oito apresentações gratuitas de um espetáculo teatral criado pelos estudantes em espaços públicos, sendo as primeiras no mês de outubro, como uma mostra de processo, e em dezembro as apresentações de finalização. Idealizado pela Cooperativa de Trabalho dos Produtores Culturais do Estado de São Paulo, por meio da Lei Rouanet e com patrocínio da Tecban, o projeto usa a arte com o objetivo de fazer diferença e, quem sabe, mudar a vida de jovens e adolescentes.

A proposta é oferecer à população local, especialmente jovens e famílias de baixa renda, a oportunidade de ingressar em um polo dedicado à capacitação e formação do indivíduo, oferecendo as condições necessárias para que possam exercer no futuro profissão correlata. As aulas acontecem na sede da Cia Teatro do Incêndio, no Bixiga, e são ministradas por profissionais com experiência na área de arte-educação. Aulas começaram em junho e seguem até dezembro 2022. São 192 horas ao total e atende 50 alunos.

“O projeto é maior do que apenas uma ação do teatro, tem uma abrangência social, cultural e educacional. Estes três aspectos andam juntos e fazem com que a gente consiga formar esses jovens de um jeito muito mais pleno,” explica a atriz Gabriela Morato, uma das arte- educadoras do curso.

Teatro em Formação é um curso livre de Teatro. O ponto inicial é um primeiro encontro com a turma. Nada é decidido ou fechado antes de ouvir as histórias e experiências colocadas e compartilhadas coletivamente. Desta forma, pretende-se resgatar o encantamento das auto narrativas e das formas como a vida e as histórias de cada um são carregadas de conhecimentos e elementos simbólicos tão presentes quanto nas histórias acerca das culturas tradicionais, dos ancestrais e de textos icônicos da literatura brasileira. Os jovens, então, são introduzidos no universo da criação e da pesquisa por meio de vários conteúdos como jogos teatrais e de improviso, filmes, leituras, rodas de conversa, além de brincadeiras populares.

O espaço multifuncional - uma grande arena com plateia móvel - proporciona configurações diferentes tanto para a prática do teatro quanto para jogos que colocam o corpo em movimento, expandindo o horizonte e a visão dos alunos e também de suas famílias. Desta forma, vão sendo traçados caminhos para o desenvolvimento de competências técnicas e artísticas na arte cênica, contribuindo para o processo de inclusão de música, dança e teatro na educação de jovens em situação de vulnerabilidade social. Ao final, há a construção de um roteiro ou texto dramatúrgico, a partir do qual, pretende-se a materialização estética (cenografia, figurinos, adereços, iluminação e sonoplastia) que compõem o espetáculo.

Sobre os profissionais que ministram o curso

Foto - Divulgação

Gabriela Morato é multiartista e integrante do Núcleo Artístico da Cia. Teatro do Incêndio desde 2012. Transita dentro da linguagem cênica teatro, entre a atuação, figurino, concepção de maquiagem e de cenografia, além de atuar como diretora de produção da Cia. e da sede do grupo. Sua formação vem principalmente da prática e vivência proporcionada pelo teatro de grupo em contato e diálogo constante com outras cias e a cena teatral política e artística da Cidade de São Paulo. É pedagoga e licencianda em Teatro pela Universidade Federal da Bahia.

André Souza integrou a Companhia Teatro do Incêndio, na qual desenvolveu atividades de ator, aderecista e oficineiro de teatro do projeto SOL-TE de oficinas livres para crianças e adolescentes. Como membro da Cia, participou dos espetáculos: “O Santo Dialético” (2016 e 2019); “A Gente Submersa” (2017); “Rebelião - O coro de todos os santos” (2018); e “Um povo Omitido” (2018), todos com dramaturgia e direção de Marcelo Marcus Fonseca. Em 2020 fundou a Cia. DezAfio, com a qual desenvolveu apresentações de teatro de rua, como o espetáculo “LiberteCidade”.

Serviço
Projeto Teatro em Formação
Período - até dezembro 2022
Local - Teatro do Incêndio
Endereço - Rua 13 de maio, 48 Bairro - Bixiga -São Paulo
Horário das aulas - de segunda e quarta, das 08h às 11h e segunda e sexta, das 13h30 às 16h30
Carga horário - 192 horas ao total
Atende 50 alunos
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários